Sessão de Perguntas à Câmara na Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de Lisboa reuniu a 12 de março numa sessão dedicada às Perguntas à Câmara.

Previamente, no âmbito do debate de atualidade sobre “o Futuro do Campo Pequeno”, pedido pelo PAN, o Deputado Municipal Miguel Teixeira lembrou que as várias moções e recomendações sobre este tema têm recorrentemente sido rejeitadas nesta Assembleia desde 2014. O direito à opinião contrária é também um elemento valorativo da democracia. Recordou, também, o PAN que a Associação de Turismo de Lisboa não dá nenhum apoio ao Campo Pequeno, nem às touradas, como o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa já teve a possibilidade de repetir, várias vezes, nesta Assembleia.
Por fim, quanto às touradas, afirmou ainda que esta temática deve ser colocada em sede própria, isto é, na Assembleia da República.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, afirmou, tal como já tinha manifestado, que a Câmara Municipal não se opõe à alteração de usos do Campo Pequeno, para que a Casa Pia não incumpra o contrato celebrado há 130 anos com o Município.

Os trabalhos continuaram com a apreciação da Proposta 87/CM/2019 – Celebração de Contrato Interadministrativo de Delegação e de Partilha de Competências com a Área Metropolitana de Lisboa, da qual o Deputado Municipal João Valente apresentou o respetivo parecer, afirmando que com esta proposta a Área Metropolitana assume como política verdadeiramente prioritária a transição para um padrão de mobilidade sustentável a nível económico, social e ambiental, pelo que se torna prioritário mais e melhor transporte público. Salientou ainda que esta proposta torna também possível a forte redução do preço dos transportes públicos e a criação do passe único de âmbito metropolitano.

Passou-se então às Perguntas à Câmara, tendo os Deputados António Cardoso, Simonetta Luz Afonso e Davide Amado, colocado 16 perguntas nas mais diferentes áreas e para as quais a Câmara teve oportunidade de fazer um ponto de situação e apontar o rumo que seguirá, em prol de mais e melhor cidade.