Debate Temático “Combate à pobreza e a estratégia de redução da população em situação de sem-abrigo”

A Assembleia Municipal de Lisboa realizou a 2ª sessão do Debate Temático “Combate à pobreza e a estratégia de redução da população em situação de sem-abrigo”. Pelo Partido Socialista a Deputada Municipal Carla Madeira afirmou que a dignidade é um valor que está intrínseco à própria vida da pessoa, e constitui a fonte ética dos direitos, liberdades e garantias individuais, e dos direitos económicos sociais e culturais coletivos. Manifestou que para o PS é imperativo garantir a todos, e cada um dos cidadãos, que possam viver em condições dignas e que tenham as suas necessidades básicas preenchidas, designadamente em termos de acesso à habitação, à saúde, à segurança, entre outras.
Lembrou que, neste contexto, a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a demonstrar grande esforço e determinação para responder às necessidades das pessoas em situação de “sem abrigo”, como revela a sua intervenção na coordenação (partilhada com o Centro Distrital de Lisboa do Instituto da Segurança Social e com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), onde foram centralizadas e otimizadas as respostas direcionadas para as PSA, designadamente ao nível da alimentação, do apoio psicossocial, da higiene pessoal, etc., o que contribuiu muito para a melhoria das respostas dadas a esta população.
Afirmou ainda que o Partido Socialista está apostado em alcançar uma cidade mais coesa, justa e desenvolvida, onde ninguém fique para trás. Mais do que um desejo, trata-se de uma missão, com a qual está verdadeiramente comprometido, e da qual não abdica. Hoje e sempre.