1ª sessão do Debate Temático “O Impacto do Turismo na Cidade de Lisboa”

A Assembleia Municipal de Lisboa reuniu a 13 de novembro numa sessão que ficou marcada pela realização da 1ª sessão do Debate Temático “O Impacto do Turismo na Cidade de Lisboa”.

Previamente foi apreciada a Proposta n.º 402/CM/2018 – versão final do Plano de Pormenor do Casal do Pinto, sobre a qual o Deputado Municipal e Presidente da Junta de Freguesia do Beato, Silvino Correia, interveio, lembrando que a freguesia do Beato se encontra numa fase de mudança, e que este Plano permitirá a construção de uma creche e de um centro de dia, bem como resolverá parte dos problemas de estacionamento na zona.

Já na apreciação do relatório da 7ª Comissão sobre a visita à Escola Básica 1 – O Leão de Arroios, o Deputado Municipal João Valente lembrou que a educação básica é fundamental para o desenvolvimento harmonioso das crianças e uma escola com as condições adequadas é essencial, pelo que a Comissão deixa um conjunto de recomendações urgentes à Câmara Municipal. Também a Deputada Municipal Simonetta Luz Afonso reiterou estas preocupações, pedindo à Câmara uma intervenção urgente.

A propósito das propostas apresentadas pelo CDS, o Deputado Municipal Manuel Portugal Lage afirmou e lamentou que o CDS venha a esta Assembleia Municipal com uma série de propostas novas e boas, o problema é que as boas não são novas e as novas não são boas.

Na 2ª parte da sessão, realizou-se o Debate Temático “O Impacto do Turismo na Cidade de Lisboa”, no qual o líder do Grupo Municipal do Partido Socialista, José Leitão, interveio afirmando que o investimento estrangeiro, quer o dirigido ao setor do turismo, quer o dirigido à economia do conhecimento, quer o dirigido a muitas outras atividades e iniciativas económicas é bem-vindo e tem sido essencial para criar empregos e para a requalificação urbana. Saibamos aproveitar as oportunidades, que o turismo representa, sem esquecer que o nosso objetivo central é a melhor qualidade de vida dos nossos cidadãos.