1ª Sessão do Debate Temático “Lisboa e os animais: os desafios da sociedade atual”

No âmbito da 1ª Sessão do Debate Temático “Lisboa e os animais: os desafios da sociedade atual” o Deputado Municipal Hugo Gaspar começou por destacar que o Partido Socialista tem um papel na preocupação com os direitos fundamentais do Homem. E neste contexto insere-se, também, o bem-estar animal.
Lisboa é hoje uma cidade que se encontra na vanguarda das boas práticas no que diz respeito ao bem-estar animal. Aboliu o abate de animais errantes, muito antes de haver legislação nacional, foi, também, exemplo na abolição do abate animal. A Casa dos Animais de Lisboa é hoje tida como um bom exemplo de como é possível gerir um equipamento municipal de forma transparente, com boas práticas e procedimentos, com o envolvimento de um vasto número de voluntários e uma grande proximidade com associações de animais.
Importa agora ampliar as instalações da Casa dos Animais face à manifesta falta de capacidade de acolher mais animais. Por outro lado, é fundamental combater o abandono, a negligência ou os maus tratos.
Terminou afirmando que é compromisso do Partido Socialista continuar a trabalhar para que Lisboa se mantenha cada vez mais uma cidade amiga dos animais.